FORUM BRASILMINIS

Uma nova era começa, uma nova ideia começa a tomar forma.


 

InícioPortal*CalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 
 

 Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Framses



Mensagens : 126
Data de inscrição : 09/02/2008
Idade : 36

MensagemAssunto: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Dom Maio 11, 2008 1:18 pm

Pessoal, um jogador da campanha de Ravenloft que venho narrando insiste que, toda vez que uma criatura entra em um square ameaçado por outra com mesmo reach ela leva Aoo.

No início imaginei que eu é que estivesse por fora, já que só conhecia as regras do Players Handbook e algo poderia ter mudado...
Contudo, no próprio site da wizards achei um post de 2004 indicando que um erro comum é precisamente este, considerar que sempre que se aproxima (sem usar carga ou sidestep) a criatura leva aoo.
Olhei no Rules Compendium e lá também diz o mesmo, só toma Aoo se a criatura tiver reach maior que o atacante (ou seja, se tiver que se move na área ameaçada).

É isso mesmo e meu jogador é que está viajando ou eu é que não vi alguma errata da vida pra D&D 3.5?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Itto Ogami



Mensagens : 60
Data de inscrição : 04/05/2008

MensagemAssunto: Re: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Dom Maio 11, 2008 9:58 pm

Há uma falha no argumento de seu jogador: não há ataque de oportunudade quando se entra em uma área ameaçada, o ataque é quando se sai desta.
O único modo de se evitar tal ataque é com o passo de ajuste ou com a manobra retirada.
Sem esquecer que há outras maneiras de se receber um ataque de oportunidade. Lançar magia em uma área ameaçada, por exemplo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Grenader



Mensagens : 174
Data de inscrição : 23/01/2008
Localização : Diadema - SP

MensagemAssunto: Re: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Seg Maio 12, 2008 8:44 am

AoO em 3.5 é igual ao jogo de minis, voce tem que se movimentar, usar poção... na area ameaçada, só entrar não quer dizer nada, a não ser que voce esta proximo de tomar uma pancada...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ronin



Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/01/2008

MensagemAssunto: Re: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Qui Maio 15, 2008 12:38 am

Apenas deve-se fazer a ressalva que, embora não se sofra AoO ao entrar-se numa área ameaçada por um oponente, vc sofre ao se movimentar dentro dela. Por exemplo, se seu inimigo é uma criatura com Meele Reach 2 - um ogro, ou um humano com arma de haste - não se sofre AdO ao entrar-se no primeiro quadrado da área ameaçada, mas ao se movimentar o segundo quadrado para aproximar-se do oponente, sofre-se sim o AoO.

Exceções a isto são o uso de Spring Attack e de Sidestep.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Valandil



Mensagens : 403
Data de inscrição : 25/01/2008
Idade : 41
Localização : Pouso Alegre-MG CEP-37550-000

MensagemAssunto: Re: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Qui Maio 15, 2008 8:42 am

O PJ esta equivocado, esclareça para ele embasado as regras do livro e se ele for do tipo que esta sempre certo, vc é o mestre e use a regra de ouro. Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://atavernadoelfovalandil.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5   Hoje à(s) 3:19 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dúvida: ataque de oportunidade em 3.5
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Vida nas Cartas - O Dilema
» [Sinopse] Segredos da Vida
» [Sinopse] Nossa Vida
» Dúvida sobre vitrines
» V-11 Vultee GB2 " Vultizão "

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FORUM BRASILMINIS :: Outros Jogos :: Mesa de Jogos - RPG e Card Games-
Ir para: