Para os que não conhecem, esse jogo de tabuleiro fez muito sucesso nas anos 90 e é considerado um jogo de 2° geração. Consiste em 2 exercitos: as máquinas e os humanos que se dividem em times alpha e bravo. No coleço as miniaturas eram de papelão, mas foram rapidamente substituida por miniaturas de plástico e chumbo, a mecanica de jogo é muito simples, basicamente quanto mais voce demorar para cumprir a missão, mais dificil vaã ficar as coisas, eu costumava utilizar uma ampulheta de 30 segundos para deixar o jogo ainda mais tenso, acabou o tempo, vai para o próximo ou entra nova máquina no tabuleiro, isso obrigava o jogo a ser dinamico e emocionante.
Um pouco da história do jogo:
Esse jogo tem o dom de passar uma atmosfera tensa e muito densa, da qual as decisões devem ser tomadas com rapidez perspicácia. Sua história começa em algum ponto de nosso futuro próximo, quando raças alienigenas chegam a Terra com uma proposta: Se junta a Aliança ou ser destruido por inimigo voraz. Não se sabe de onde as máquinas vieram, acredita-se que de outra galaxia, o que se sabe é que eles tem uma fome interminável por recursos naturais de morte.
A princípio os governos da Terra relutam, mas quando a guerra iminente bate a porta, é criado um governo único de negocia a entrada da Terra na Aliança, que era composta pelas raças mais avanças e bélicas da galaxia, o nivel tecnológico da Terra da um salto em contrapartida os humanos são colocados na linha de frente das batalhas.
O que as máquinas não contavam é que a tenazcidade e criatividade humana pudesse fazer tanta diferença. Utilizando a tecnologia alienigena, os humanos criaram um novo tipo de propulsor espacial, que permitiu que suas naves pudecem furar o bloqueio das máquinas e ataca-los em seu planeta de origem.
Com isso a guerra toma novo rumo e planetas que haviam sido conquistados pelas máquinas, estavam sendo libertados, as raças alieniginas passaram a armar os humanos, que se tornaram a principal força de contra-ataque da Aliança.