FORUM BRASILMINIS

Uma nova era começa, uma nova ideia começa a tomar forma.


 

InícioPortal*CalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 
 

 Charge 2.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
papa



Mensagens : 517
Data de inscrição : 23/01/2008
Idade : 44
Localização : RS

MensagemAssunto: Charge 2.0   Sab Fev 23, 2008 11:53 am

Como todos sabem o ataque de carga mudou. Após acompanhar por algum tempo os relatos da nova habilidade nos fóruns decidi apresentar um tutorial sobre a habilidade. Se alguém tiver alguma dúvida ou contestação sinta-se livre para fazer.

Sobre a carga:

A carga é uma açao que permite a uma criatura se mover e atacar na mesma ação.

Uma criatura faz carga no lugar de uma ação de ataque. Ela se move até sua velocidade (speed) e então faz um ataque base com um bonus de +1. Para fazer a carga, a criatura precisa ter linha de visão com o alvo.

A criatura precisa se mover no mínimo 2 quadrados, de seu ponto de origem e precisa finalizar seu movimento no quadrado mais próximo do alvo que ela pretende atacar. Não é necessário se mover em linha reta, mas é necessário finalizar o movimento adjacente ao inimigo.

As criaturas podem dar carga através de aliados e através de quadrados contendo terreno difícil. Uma criatura não pode se mover após ter dado a carga.

Abaixo exemplos de situações que permitem a carga e que não permitem.

1) - Movendo-se e fazendo a carga.



Diferente do sistema 1.0, agora uma criatura divide sua ação no turno em 2 (move action e atack action). Isso permite uma versatilidade nos ataques de carga 2.0 que não existia em 1.0. No exemplo acima o fire archon inicia posicionado a esquerda do mapa em seu turno sem linha de visão para a bladespider. Então o jogador que o controla decide usar um move action para movimentar o fire archon. Ele anda 6 quadrados e se pocisiona no canto de uma parede. Ao final do move action, o fire archon ganha linha de visão (linha vermelha) para um dos quadrados ocupados pela Bladespider (um dos requisitos para que a carga seja permitida). Nesse momento o jogador decide transformar sua segunda ação (atack action) em um ataque de carga. Para isso ele precisa além de ter linha de visão com a criatura, ter dois quadrados de diferença com o alvo, (na ilustração existem 3 quadrados de distância) e PRECISA terminar seu movimento no quadrado MAIS PRÓXIMO e adjacente ao alvo. Situação ilustrada pela linha azul e o círculo azul identifica a posição em que o fire archon precisa terminar seu movimento para ter direito ao bônus de +1 no ataque que a carga concede.

2) - Posicionamento legal



A carga é uma forma de ataque especial. E ao realiza-la o jogador encerra automaticamente o seu movimento após o ataque. É importante lembrar que para realizar um ataque de carga se "sacrifica" um attack action. Ou seja o jogador pode usar um move action seguido de um ataque de carga, mas nunca um ataque de carga seguido de um move action.
No exemplo acima o fire archon inicia seu turno com linha de visão para a bladespider e com isso como foi mostrado no exemplo 1) pode realizar um ataque de carga normal se posicionando onde a seta vermelha indica o número 3.

Como a carga permite ao jogador andar até seu movimento total (speed X), alguns jogadores cometem um erro. Resolvem andar seu speed de forma máxima, para aproveitar um flanco ou algum outro beneficio, mas isso não é permitido. Nesse caso a seta vermelha que indica o número 5 mostra um local ilegal para o ataque de carga, pelas óbvias razões citadas acima.

3) Shift



Shift é uma ação que permite a um jogador sacrificar uma ação de movimento para andar um square sem levar ataques de oportunidade. Um jogador que iniciasse seu turno adjacente a uma criatura inimiga não poderia usar essa ação para realizar um ataque de carga na sequencia, por um motivo muito óbvio. O ataque de carga precisa ser usado com um atack action, e o shif usa um move action. Podemos ver no exemplo acima. O Fire archon inicia seu turno adjacente a Bladespider, ele usa o shift e se move sem levar ataque de oportunidade, no entanto não pode dar carga em sua próxima ação, pois existe apenas UM quadrado livre para ele avançar em direção a bladespider. E pelos mesmos motivos abordados no item 2) ele não poderia ir para trás e para frente para atacar a bladespider.
Ele no entanto poderia realizar outras ações, inclusive fazer uma carga em uma outra criatura a 2 quadrados de distancia e em linha de visão.

4 ) Ataque de oportunidade para fazer uma carga.



Embora possa não parecer algo comum, um jogador pode decidir usar uma Move action para se afastar de uma criatura adjacente. Isso gerara um ataque de oportunidade de uma criatura adversaria adjacente ATIVA. Nesse caso se após o ataque de oportunidade a criatura sobrevivesse ao ataque ela poderia realizar outras ações, inclusive um ataque de carga se terminasse seu pocisionamento em local adequado.
No exemplo acima, o fire archo levaria o ataque de oportunidade e se afastaria da bladespider usando um move action (linha vermelha indicando para a esquerda) em sua próxima ação o fire archon que obedece a todos os critérios para se dar uma carga (linha de visão, estar a mais de dois quadrados de distancia, etc), usa sua atack action para realizar uma carga (seta vermelha apontando para a direita).

Apesar de estranho, essa situação pode ocorrer SEM provocar ataques de oportunidades. Algumas criaturas possuem habilidades que ignoram o ataque de oportunidade então poderiam, recuar (move action) e dar um charge (atack action) sem se preocupar com o ataque de oportunidade. Outras criaturas possuem habilidades que podem deixar uma criatura inativa, como torna-la dazed por exemplo, e também não poderiam realizar o ataque de oportunidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
gasparrr



Mensagens : 131
Data de inscrição : 23/01/2008
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto-São Paulo

MensagemAssunto: Re: Charge 2.0   Dom Fev 24, 2008 10:16 pm

Fera papa, muito fera...só lembrando que no charge, só se pode usar o ataque básico (aquele com uma espada com um circulo em volta), o que não impede, que outras habilidades que funcionem baseadas neste ataque básico, de funcionarem, como exemplo a habilidade do sahuagin baron no qual vc pode dar o charge e se acertar, pode fazer o segundo ataque.

Vamos tentar fazer um de montaria depois...é o maior problema por enquanto...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Charge 2.0
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Charger RT '69 - MPC
» Vinheta Dorge charge - escala-1:64 - Terceiro
» 71 Charger RT " Daytona Style" - Finalizado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FORUM BRASILMINIS :: Academia D&D Miniatures :: Tavola Redonda-
Ir para: