FORUM BRASILMINIS

Uma nova era começa, uma nova ideia começa a tomar forma.

InícioPortal*CalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 

Dúvida newbie...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Suminers

MensagemAssunto: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 12:41 pm

Gente, como a maioria aqui sabe, eu compro minhas minis de Star Wars pois além de ser MUITO fã da série, utilizo-as para meus jogos de RPG.

Acontece que depois de comprar um número significativo das mesmas, estou começando a ler as regras e quero apreder a jogar. Mas tem uma coisa que eu não consigo entender NEM FUDENDO!!

Eu sei que é bem primária a minha dúvida, mas como isso não existe no RPG (e acho que é por causa disso que estou quebrando a cabeça, pois todo o resto eu entendi até agora, já que é MUITO parecido com as regras do RPG) eu continuo sem entender, mesmo tendo lido umas trocentas vezes.

O que diabos é "ativação" e como isso funciona?

Por favor, expliquem da forma mais clara possível, pois do jeito que se encontra no livro de regras eu fico boiando scratch

Lotf - 0/60 scratch Supplemental - 6/52 Crying or Very sad
Ver perfil do usuário http://www.starwarssaga.com.br
VictorGomes

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 1:35 pm

Deixa que eu te respondo...

Primeiro sobre a ATIVAÇÃO:

ATIVAÇÃO é quando vc passa a usar aquela peça, quando vc faz alguma coisa com ela (poderes da força, anda, ataca), vc não precisa atacar ou se mover para ativar a peça, ela pode ficar parada sem fazer nada.

Cada jogador ativa duas peças por vez, o primeiro ativa duas e o outro ativa as suas duas.

Não pode ativar a mesma peça na mesma RODADA.

Você ativa o cara ativa e quando todos ativarem todas as suas peças aí acaba o RODADA.

Se vc tiver mais peças que o cara vc terá mais ativações que ele.

Ex. O cara só tem uma peça e vc 3, por acaso ele começa ativando, ele pode ativar duas e depois paça pra vc, mas como ele só tem uma ele ativa aquela e pessa a vez pra vc como ele não tem mais nenhuma vc ativa as suas três.

Quando a rodada acaba (todas as peças já foram ativadas) vcs decidem nos dados quem começa novamente, aquele que tirar o maior número decide quem começa. lol!
Ver perfil do usuário
VictorGomes

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 1:42 pm

Mas veja bem, suponhamos que uma peça impede que algo aconteça e o seu oponente tenta fazer essa alguma coisa mas a sua peça só por estar lá a impede, isso não conta como uma de suas ativações.

Existem poderes da força ou habilidades especiais que ativam a peça do oponente.
Ver perfil do usuário
Suminers

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 4:16 pm

e quando uma nova rodada (round) começa, as ativações começam novamente?!

e o que é "fase" (phase)?

qual é a utilidade de se ativar uma peça e não fazer nada com ela? existe alguma coisa que só uma peça ativa pode fazer (como um ataque de oportunidade, por exemplo)?

scratch quantas dúvidas, quantas dúvidas!!! Shocked

Lotf - 0/60 scratch Supplemental - 6/52 Crying or Very sad
Ver perfil do usuário http://www.starwarssaga.com.br
darthrafa

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 5:19 pm

sobre rodadas, fases e turnos (talvez isso ajude, junto com a explicação do victor)

Citação :
[quote="Suminers"]e quando uma nova rodada (round) começa, as ativações começam novamente?!
quando uma nova rodada começa, entao todos os jogadores tem duas ativações para fazer. caso vc nao tenha duas peças não ativadas, vc so ativa uma.

Citação :
e o que é "fase" (phase)?

fase é a vez de cada jogador, na qual ele ativa ate duas peças

Citação :
qual é a utilidade de se ativar uma peça e não fazer nada com ela? existe alguma coisa que só uma peça ativa pode fazer (como um ataque de oportunidade, por exemplo)?

bom, vc pode ativar sem fazer nada por ela esta bem posicionada, por exemplo, e vc nao quer move-la.

cunning attack, por exemplo, da +4 att e +10 de dano em peças nao ativadas

cara, pergunte tudo q vc quiser, isso nos ajuda a lembrar das regras!

RS- 54/60 CS- 39/60 RotS- 38/60 U- 35/60
CotF- 27/60 BH- 13/60 A&E- 36/60 TFU- 0/60
Supplemental- 32/91
Ver perfil do usuário
Blue Knight

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Qua Fev 20, 2008 6:53 pm

Existem várias habilidades que só acontecem quando termina a ativação das peças.

Outro exemplo é a habilidade do R2 de abrir e fechar portas, ou ataques extras fornecidos pelos Stormtrooper Officer ...
Ver perfil do usuário
madeofashes

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Sex Fev 22, 2008 12:17 pm

imperial officers, eles q fornecem ataques extras. Razz

A vantagem de ativar peças antes ou depois e mesmo mover ou não movê-las depende das habilidades no jogo. Veja alguns casos:

Habilidades q dependem de movimentaçao: deadeye, mighty swing, careful shot, double, triple, quadruple attack e etc. todas essas pedem q sua peça nao se mova para funcionar. Habilidades como momentum, por outro lado, exigem q ela se mova.

Habilidades q se ativam dependendo da ativação da peça: O rafa já falou do cunning attack, q funciona contra peças NÃO ativadas. Temos tb o Opportunist, q faz a mesma coisa q o Cunning mas funciona só contra peças JÁ ativada.

Habilidades Replaces Turn: Vc troca tudo o q normalmente poderia fazer no turno da peça q está ativando pelo q a habilidade te oferece. Ou seja, vc não se moverá normalmente (a não ser q essa possibilidade conste na habilidade replaces turn) e nem atacará (a não ser q essa possibilidade conste na habilidade replaces turn). Nenhuma habilidade q funciona no turno dessa peça (como mísseis ou Force Powers como Lightsaber Assault) poderao ser utilizadas. Apenas habilidades independentes de ser ou n~ao em determinado turno funcionarao (como por exemplo sith rage e twin attack). Pro jogo em geral isso eh bem importante, sempre q vc ler uma habilidade preste bem atencao se na descricao dela vem escrito " on this character`s turn" ou algum condicional de tempo, pq muitas duhvidas q surgem no jogo jah se resolvem soh prestando aten'cao nisso. Veja as diferenças entre habilidades semelhantes e note como elas funcionam/ se ativam de maneiras diferentes e em ocasioes especihficas. Alguns exemplos de replace turn: Furious Assault, Charging Assault, Prosbocises, Dominate, Kouhun Infestation, Plaeryin Bol

habilidades de final de turno: Override, regeneration e esses ataques imediatos q alguns comandantes d~ao ativam no exato momento em q vc terminarah o turno da peça com a habilidade. Portas q tenham peça movidas nesse turno para um quadrado adjacente a elas abrem agora. o importante eh q depois de realizadas essas habilidades vc nao possa fazer nada com a pe'ca q estah terminando seiu turno.

habilidades de inicio de turno: Force Renewal. Assim q vc for começar o turno da peça esse poder entra em vigencia. Nao lembro de outro agora.

bom, aqui tem bem mais do q vc pediu ateh, mas depois q vc jogar algumas vezes vai ver como essas nuances sao improtantes e decisivas. Qq coisa posta ae.

Ah, claro, qto a sua pergunta "q vantagem eu tenho ativando uma peça e nao fazer nada com ela" Fora todas essas habilidades descritas e a possibilidade de manter uma boa posiçao q o rafa ressaltou, vc pode simplesmente ativar uma bucha qq pra poupar suas ativaç~oes principais pra qdo seu oponente n~ao tiver mais quem ativar. Esses Force Users porradoes q tem muitos ataques geralmente agradecem a essa t'atica, ainda mais qdo eles colam em algum inimigo e na rodada seguinte vc ganha a iniciativa.
Ver perfil do usuário
darthrafa

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Sex Fev 22, 2008 2:24 pm

acho q mias completo do q o madeofashes falou, dificil

RS- 54/60 CS- 39/60 RotS- 38/60 U- 35/60
CotF- 27/60 BH- 13/60 A&E- 36/60 TFU- 0/60
Supplemental- 32/91
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida newbie...   Hoje à(s) 11:56 pm

Dúvida newbie...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo